“Apresento-vos o Gonçalo Bernardes. É um torriense, nascido e criado, que nos enche de orgulho, não só pelo que representa a nível internacional, nas suas várias investigações científicas – atualmente a trabalhar na área do cancro, na Universidade de Cambridge -, mas também pela ligação que continua a ter com o nosso concelho. A sua competência e o seu mérito, valioso exemplo da Diáspora de Torres Vedras, farão toda a diferença no desenvolvimento da nossa região. É, para nós, uma honra que o Gonçalo Bernardes faça parte do Movimento Cívico – Unidos por Torres Vedras.”
Sérgio Galvão
O Gonçalo Bernardes nasceu em Torres Vedras, há 41 anos, e tem 2 filhos.
Licenciou-se em Química, na Universidade de Lisboa, em 2004, e mudou-se para a Universidade de Oxford, Reino Unido, onde completou o seu doutoramento (D.Phil.), em 2008, sob a orientação do Prof. Ben Davis. Em Oxford, trabalhou no desenvolvimento de reações para modificação seletiva de proteínas, tendo sido premiado com uma bolsa Marie-Curie para os seus estudos de pós-doutoramento com o Prof. Peter H. Seeberger.
Recebeu uma Bolsa Royal Society University Research, em 2013, e iniciou o seu grupo de investigação na Universidade de Cambridge. Foi nomeado Professor Assistente, em junho de 2018, e promovido a Professor Associado, em junho de 2019.
Em simultâneo, fundou e é Diretor da Unidade de Biologia Química e Biotecnologia Farmacêutica do Instituto de Medicina Molecular de Lisboa. Divide o seu tempo entre os seus laboratórios, em Cambridge e Lisboa, e lidera um programa de investigação na interface da química e da biologia, com foco no desenvolvimento de novas reações para a construção de novos conjugados de anticorpo-droga para o tratamento direcionado de cancro – medicina de precisão.
É, também, Fellow do Trinity Hall.
Publicou mais de 150 artigos e recebeu diversos prémios, ao longo da sua carreira. Pelos seus esforços na investigação translacional, foi reconhecido pelo Ministério da Saúde de Portugal, pelos seus serviços relevantes para a Saúde Pública e Medicina, e recebeu uma prestigiosa Starting Grant do European Research Council.
Gonçalo é um empreendedor e fundou duas empresas com base em tecnologias descobertas no seu laboratório, está no SAB e é consultor de várias empresas de biotecnologia.
A partir de Outubro de 2021, será Professor de Química Translacional na Universidade de Cambridge, o equivalente a professor catedrático em Portugal.
É membro do Conselho da Diáspora, desde 2020.